DICAS DA SEMANA

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Mães educadoras criam mulheres de atitude


MAIO É O MÊS DAS MÃES
Esta é minha homenagem a vocês que geraram o mundo no ventre!



O texto que segue é uma síntese da mensagem proferida por mim quando a igreja comemorou O MÊS DA MULHER. Nesse período, todos os domingos mulheres dirigiram o culto e pregaram. No dia 22 de março, tive a honra de dividir o púlpito com mulheres de três gerações diferentes: uma de 10, outra de 30 e outra de 90 anos de idade... Falei sobre mães educadoras e mulheres de atitude - as personagens centrais foram Joquebede e Mirian.


Que Deus as abençoe, MÃES EDUCADORAS, e que em tudo vocês sejam exemplo para nós filhos!





MÃES EDUCADORAS
CRIAM MULHERES DE ATITUDE


Falar sobre educação de filhos é meio estranho para uma mulher que nunca concebeu, mas os exemplos estão para observarmos e seguirmos ou não. O texto aborda a atitude de uma mãe e de sua filha que culminou com o livramento de um deles - condenado à morte.
                                                                                                               
Joquebede casou-se com Anrão. Dessa união nasceram Mirian, Arão e Moisés. Na concepção do caçula, houve um decreto baixado por Faraó para matar todos os meninos hebreus até dois anos de idade, pois ele estava preocupado com o crescimento desse povo; com isso, obrigou as parteiras a deixarem viver apenas as meninas. Nesse contexto, surge Mirian uma pequena mulher que se constituiu grande em conduta, aprendendo, com a educação de sua mãe, a ser proativa.

Durante três meses, foi possível esconder Moisés, mas o cerco estava se fechando para Joquebede e não havia como manter isso por mais tempo. Certamente, chamou Mirian para orarem juntas e pedirem o direcionamento de Deus para o caso; ela teve, então a ideia de colocá-lo num cesto de junco e jogá-lo nas águas do rio Nilo, a fim de que tivesse alguma chance de sobrevivência e pediu à filha que ficasse observando o irmãozinho...

Mirian não podia prever o que aconteceria, mas a sua atitude diante da situação demonstra o quanto era inteligente e perspicaz; uma menina audaciosa, ousada e confiante. Ao ver que a filha de Faraó se comoveu com a situação daquela criança, ofereceu ajuda sugerindo a ela uma ama para o bebê (sua própria mãe) até que fosse desmamado poderia adotá-lo. 

Que gesto grandioso[1]! típico de pessoa bem educada e temente a Deus.

Essa menina, ao tornar-se mulher, participou ativamente do comando dos israelitas junto dos seus irmãos, o que demonstra que era uma líder nata além de talentosa musicista[2].

Não há dúvidas de que foi uma mulher notável, mas como ser humano, possuía defeitos e qualidades e a Palavra de Deus mostra a natureza do Homem tal qual ela é, não a mascara[3].

E disso tudo fica o exemplo, não só para educarmos nossos filhos no caminho do bem como analisarmos os acertos e erros que cometemos ao longo da nossa jornada aqui na Terra. Somos falhos, somos pequenos... mas somos capazes de atitudes magnânimas.

Tenhamos consciência de nossa condição, mas com a certeza de que Deus nos usa como instrumentos em Suas mãos sejamos homens ou mulheres - idosos, adultos, jovens ou crianças; basta que nosso coração esteja aberto para tal.




FELIZ DIA DAS MÃES!!! 















[1] Há na Bíblia pouca referência de gestos grandiosos de meninas, como o da escrava de Naamã que o ajudou a se libertar de uma lepra quando sugeriu que fosse até o profeta Eliseu para ficar curado (II Reis 5.3)
[2] Êxodo 15.20
[3] Números 12.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário